Cultura

GATO SA apresenta ‘Vai Vem’ nos dias 22, 23 e 24 de Setembro

O Litoral EmCena apresenta nos dias 22, 23 e 24 de Setembro a companhia ‘da casa’, GATO SA, que faz a reposição do espectáculo de teatro físico, encenado por Juan Carlos Agudelo Plata, ‘Vai Vem’.

Helena Rosa, Marina Leonardo, Raul Oliveira e Tomás Porto dão vida em palco às personagens e às suas histórias num naufrágio em alto mar.

“Encontrar o amor, escapar ao passado, fugir ao dever e encontrar um lugar onde voltar a semear, motivam a decisão de partir destes seres que sem bilhetes de volta soçobram num oceano imenso. Uma viagem incerta, inacabada e infinita, aparece suspensa num cenário através de mínimos relatos que nos lembram o Homem, tão familiar e enigmático, tão próprio como estranho, tão migrante como estático”, descreve a sinopse.

Após ter estado com a sua companhia colombiana ‘Casa Del Silencio’ em Vila Nova de Santo André, Juan Carlos Agudelo Plata, foi convidado pelo GATO SA para trabalhar com o grupo local de teatro num novo espectáculo de teatro físico.

Foi criado o espectáculo ‘Vai Vem’, que estreou em 2015 em Lisboa, no teatro A Barraca, onde fez uma temporada, seguindo depois para Vila Nova de Santo André, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, Alandroal, Setúbal, Teatro da Trindade, em Lisboa, Póvoa de Varzim e Beja.

O espectáculo já circulou também além fronteiras, tendo sido apresentado em 2016 no XV Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá, Colômbia, e na primeira edição do ZGZ, Festival Internacional Teatro Danza Circo em Saragoça, Espanha. Em 2017, o GATO SA levou ‘Vai Vem’ à Polónia, ao XVII International Mime Art Festival, em Varsóvia, e ao Festiwal Teatralny Inqbator, em Ostroleka. Em 2020, em plena pandemia, o GATO SA foi convidado a apresentar, em formato vídeo, o espectáculo em festivais na Polónia e no Bangladesh.

A reposição de ‘Vai Vem’ acontece este ano no Litoral EmCena, em três espectáculos agendados para Vila Nova de Santo André.

O espectáculo vai ser apresentado no auditório do Centro de Actividades Pedagógicas Alda Guerreiro (CAPAG), em Vila Nova de Santo André, sempre às 21h30. Os bilhetes custam 5€ para o público geral, 3€ para sócios da AJAGATO, maiores de 65 e menores de 18 anos. As reservas podem ser feitas através do telefone 269 759 096 ou do e-mail geral@gatosa.net

Sinopse

Um homem, um motivo, um lugar e começa a viagem.

Quatro personagens, as suas histórias, um naufrágio e o alto mar. Encontrar o amor, escapar ao passado, fugir ao dever e encontrar um lugar onde voltar a semear, motivam a decisão de partir destes seres que sem bilhetes de volta soçobram num oceano imenso. Uma viagem incerta, inacabada e infinita, aparece suspensa num cenário através de mínimos relatos que nos lembram o Homem, tão familiar e enigmático, tão próprio como estranho, tão migrante como estático.

Vai Vem é uma viagem visual onde o corpo e o silêncio são os protagonistas. Inspirada na migração como território visual e no teatro físico como ferramenta narrativa, a obra apresenta as personagens como sombras sem tempo que deambulam cruzando as suas histórias e, como um caleidoscópio, nos falam dos desapegos, da ilusão, dos vazios humanos, dos medos, da solidão, do amor, da vida e dos impulsos que nos levam a partir.

FICHA TÉCNICA E  ARTÍSTICA

Encenação Juan Carlos Agudelo Plata

Dramaturgia Ángela Valderrama

Interpretação Helena Rosa, Marina Leonardo, Raul Oliveira, Tomás Porto

Assessoria Mário Primo

Desenho de Luz Rui Senos

Sonoplastia Jorge Oliveira

Animações Multimedia Rui Senos, Nuno Cintrão

Máscaras Mário Primo

Adereços e figurinos Colectivo

Designer gráfico Pedro Dias

​Fotografía José Mónica, Paulo Chaves, Victormar

Video JVZ Audiovisuais

Produção AJAGATO

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.