Sociedade

Oficialmente inaugurado o Hospital Particular do Alentejo em Sines

O primeiro hospital privado do Litoral Alentejano foi inaugurado oficialmente no dia 22 de junho, na cidade de Sines e integra o Grupo HPA Saúde.

A cerimónia realizada no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Sines foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Dr. Jorge Seguro Sanches, que estava ladeado na mesa de honra pelo Dr. João Bacalhau, Presidente do Concelho e Administração do Grupo HPA Saúde, Drª. Célia Allen, Administradora do Hospital Particular do Alentejo, Dr. Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada e Dr. Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines.

Nas suas intervenções, os oradores assinalaram o espírito empreendedor da Drª Célia Allen, o caminho percorrido para se chegar até aos dias de hoje com uma obra que vem enriquecer sobremaneira a oferta de cuidados médicos na região.

O Hospital Particular do Alentejo toma o lugar da maior e mais antiga clínica estabelecida na região – a CLÍDIS, Clínica de Diagnósticos de Sines – que opera há 44 anos, em conjunto com vinte e quatro postos de colheitas de análises clínicas, espalhadas pelos Distritos de Setúbal e Beja.

Para se transformar em hospital, houve necessidade de executar grandes alterações físicas no edifício, por forma a que agora seja possível disponibilizar duas salas de bloco operatório, um internamento, uma unidade de cuidados intermédios e um serviço de imagiologia renovado que possui tecnologia diferenciada, nomeadamente a única ressonância magnética da região.

Esta obra ascendeu a mais de 7 milhões de euros, alcançando uma área de construção de 4.000m2 que se distribuem por 5 pisos. Nesta remodelação as questões ambientais e de sustentabilidade não foram esquecidas, estando o Hospital Particular do Alentejo equipado com isolamento térmico e acústico, iluminação 100% led, utilização da energia solar para produção de água quente e eletricidade e ainda sistema de climatização inteligente e automatizado.

O Grupo HPA Saúde tem planeado num futuro próximo construir de raiz um edifício em espelho relativamente a este original, prevendo-se que aí se estabeleçam a maior parte dos serviços de ambulatório, permitindo que no edifício atual se expanda, por exemplo, o internamento.

O Hospital Particular do Alentejo vem reforçar a presença que o Grupo HPA Saúde marca na região desde 2017, altura em que decidiu iniciar aí a sua atividade, cuja capacidade atual inclui, além do novo hospital, quatro clínicas em Vila Nova de Milfontes, São Teotónio, Odemira e Beja.

O Grupo HPA Saúde que assinalou em maio deste ano 25 anos, presta cuidados a toda a região algarvia e, além do Alentejo Litoral, tem também presença na ilha da Madeira, integrando seis hospitais, doze clínicas e variadas empresas ligadas à saúde, como ambulâncias privadas, parafarmácias, serviços de Análises Clínicas, Imagiologia, Medicina Nuclear e Intervenção Cardiovascular, entre outras.

Após a cerimónia protocolar de inauguração, os presentes dirigiram-se às instalações agora inauguradas onde o Bispo Diocesano de Beja, D. João Marcos, procedeu à bênção das instalações que foram visitadas pelos presentes.

De referir que os presentes à cerimónia só puderam assistir ao ato depois de realizarem um teste rápido à COVID-19, sendo posteriormente repartidos por quatro grupos para efetuarem a visita onde foram observadas todas as normas de segurança estabelecidas face à pandemia existente.

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.