Cultura

Litoral EmCena: A Barraca apresenta “UM IVANOV” – Ensaio Sobre a Mentira’ dias 24, 25 e 26 de Junho

A Barraca apresenta nos dias 24, 25 e 26 de Junho, no Litoral EmCena, ‘Um Ivanov – Um Ensaio Sobre a Mentira’, de Anton Tchekhov.

Com dramaturgia e encenação de Maria do Céu Guerra, o espectáculo foi construído a partir do texto escrito pelo dramaturgo russo Anton Tchekhov há mais de 100 anos. ‘A mentira mata, é uma arma letal’, afirma Maria do Céu Guerra acerca do espectáculo, que espera que faça com que o público se questione sobre a verdade e a mentira.

A preparação de ‘Um Ivanov – Um Ensaio Sobre a Mentira’, estava já a ser feita no início de 2020 e foi suspensa pelas medidas de contenção da pandemia. Maria do Céu Guerra, analisando o contexto actual, decidiu quando possível avançar com o espectáculo.

“Afinal a pandemia só era tão assustadora porque o estado do mundo já era assustador: a pobreza, o abandono dos fracos, o aquecimento global, a saúde, o ensino, a cultura a esbracejarem de incompreensão, nos países ricos e pobres, e o mundo a calar-se ou a mentir. Milhões de pessoas a morrerem de fome e outros milhares de milhões a serem gastos por muito poucos a inventar uma rota de fuga para um novo planeta sem riscos… Mentiras. Factos alternativos. Mentiras.”, escreve no texto de apresentação da peça.

“O mundo tem de ser revisto pelos olhos agudos de Tchekhov, é preciso verdade, tolerância, generosidade e justiça”, defende.

Em palco vão estar, além da própria Maria do Céu Guerra, Adérito Lopes, João Maria Pinto, João Teixeira, Rita Soares, Ruben Garcia, Samuel Moura, Sérgio Moras, Rita Lello e Teresa Mello Sampayo.

O espectáculo vai ser apresentado no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém no dia 24, no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André no dia 25 e no Centro de Artes de Sines, no dia 26, com início sempre às 19h30.

Pelo Litoral EmCena já passaram os espectáculos ‘Tudo é Relativo!’, pela Comuna Teatro de Pesquisa, ‘A Paz Perpétua’, pelo Teatro Estúdio Fontenova, e ainda ‘Os Malteses’, pelo GATO SA, que subiu ao palco na sessão oficial de lançamento do projecto. 

Espectáculos ao ar livre em Julho e Agosto

Em julho o Teatro Só, com ‘Sorriso’ e em agosto a ESTE, Estação Teatral, com ‘ Sou Eu’, levam o teatro às pequenas localidades dos concelhos de Santiago do Cacém e de Sines. Além das três cidades vizinhas, Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines, onde decorre maioritariamente o Litoral EmCena, recebem estas companhias as localidades de Porto Covo, Lagoa de Santo André, Ermidas, Alvalade, Cercal, Abela, São Domingos e São Francisco da Serra.

Do programa do Litoral EmCena fazem também parte as companhias locais GATO SA e Teatro do MAR, e ainda o Varazim Teatro, os Artistas Unidos e Pedro Diogo.

A estrear-se em Portugal vão estar três companhias estrangeiras com espectáculos de Mímica, Teatro físico e de Clown, vindas da Alemanha – Bodecker & Neander Ca – de França – COLLECTIF 2222 – e da Estónia – Giraffe Royal Theatre.

Em setembro, chega à Costa Alentejana a companhia alemã Bodecker & Neander Ca, que traz consigo o espectáculo ‘Snowed in!’. Tanto os atores como o encenador, Lionel Ménard, trabalharam com Marcel Marceau, sendo essa uma grande referência na linguagem teatral com que apresentam as suas produções.

O Litoral EmCena apresenta também exposições, patentes à entrada dos auditórios. Em Santiago do Cacém, Victormar apresenta ‘A Lagoa’, uma colecção de fotografias que retratam a Lagoa de Santo André, em Vila Nova de Santo André, está patente ‘O que é o Teatro’, da Direção-Geral das Artes, e em Sines, duas mostras em simultâneo de peças produzidas em madeira por dois autores diferentes, por Né Magalhais – ‘Nos Bosques do Demo’ – e por Paulo Pinheiro – ‘N261’. Estas exposições rodam pelos três espaços ao longo do ano.

Os bilhetes para os espectáculos são 5€ para o público em geral, 3€ para idades acima de 65 anos e abaixo de 18 e para sócios da AJAGATO. Os ingressos estão disponíveis para reserva e venda nas semanas dos espectáculos no Centro de Artes de Sines, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, e na Teatroteca (associação AJAGATO), em Vila Nova de Santo André.

Nota Litoral EmCena/Ajagato

Foto (c) Maria Aranches

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.