Cultura

Mega Projeto Cultural no Litoral Alentejano

No passado dia 21 de maio, decorreu no Auditório Municipal António Chaínho, a apresentação pública do “Litoral EmCena”, um projeto pluridisciplinar organizado pela “AjaGato” sediada em Vila Nova de Santo André e com o apoio
dos Municípios de Santiago do Cacém e Sines.

A sessão desenrolou-se ao longo de três horas e contou com a inauguração, no átrio do referido auditório, de uma exposição fotográfica com trabalhos de Victormar, pseudónimo Victor Horta, professor e que em certa altura da sua vida passou por estas paragens, mais concretamente pela Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM), onde se apaixonou pela Lagoa e que tem concorrido a certames fotográficos com alguns trabalhos que fazem parte da coleção agora exposta.

Já no interior da sala e com a presença de algum público, a sessão continuou com o formalismo sempre usado nestas
ocasiões. Abrindo a sessão o Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC), Jaime Cáceres, rebuscou no historial do Gato SA «a génese do movimento teatral em Santo André para onde foi trazida por um homem oriundo da capital do teatro em Portugal, Almada, que se chama Mário Primo».

Durante a sua intervenção, o Vereador, realçou igualmente: «as organizações do Gato Sa de onde sobressaíram as Mostras de Teatro Internacional de Santo André (MITSA), garantindo todo o empenho e apoio da CMSC a estas atividades culturais que tanta falta fazem aos Municípios abrangidos pelo Litoral EmCena».

Terminou a sua intervenção: «desejando o surgimento de futuras ações culturais deste género que certamente contarão com o apoio incondicional das Edilidades agora presentes nesta organização e possivelmente a sua extensão a outras igualmente do Litoral Alentejano».

Subiu ao palco a Vereadora da Câmara Municipal de Sines, Filipa Faria que, na sua intervenção salientou: «… o interesse
deste Município em exponenciar as capacidades ao nível do teatral existentes nos dois Concelhos vizinhos, com duas
companhias de qualidade neles sediadas e que certamente garantirão uma profícua atividade conjunta nos tempos vindouros».

Terminou desejando: «… as maiores felicidades à organização do Litoral EmCena e que ele seja o precursor de
futuros sucessos no campo cultural de que o Litoral Alentejano tanto necessita». Seguiu-se no uso da palavra o Professor Mário Primo que na sua intervenção, basicamente fez uma resenha muito geral do que seria este “Litoral EmCena”: «… A programação foi preparada como um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de
público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação
teatral.

Para 2021, estão previstos 50 espetáculos apresentados por 13 companhias de teatro que, a partir do mês de maio, vão passar por Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines, mas igualmente por algumas localidades rurais
do interior dos Concelhos. Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do País, contribuindo
assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura».

A sessão de apresentação continuou, ainda, com a subida à cena de uma pequena peça “Os malteses” de Manuel da
Fonseca e a cargo de atores do Gato Sa, representação que recolheu os calorosos aplausos do público presente, com a
chamada dos atores, por várias vezes, à boca de cena.

Para a apresentação ficar completa, o Produtor do evento, Tomás Porto, apresentou toda a atividade prevista para
este ano de 2021, consubstanciada em cinquenta espetáculos, quatro exposições temáticas e dois “workshops”.
Foi no pretérito fim de semana que a “Comuna” levou à cena em Sines, Santiago do Cacém e Santo André a peça
“Tudo é relativo”.

Seguem-se, em junho, a companhia Fontenova, com ‘A Paz Perpétua’ e A Barraca, com ‘Um Ivanov ou Ensaio sobre
a mentira’. Em julho o Teatro Só, com ‘Sorriso’ e em agosto a ESTE, Estação Teatral, com ‘Vagantes’, levam o teatro às pequenas localidades dos Concelhos de Santiago do Cacém e de Sines. Além das três cidades onde decorre o “Litoral EmCena”, recebem estas companhias as localidades de Porto Covo, Lagoa de Santo André, Ermidas, Alvalade, Cercal, Abela, São Domingos e São Francisco da Serra.

Do programa do Litoral EmCena fazem também parte os locais GATO SA e Teatro do MAR, e ainda o Varazim Teatro, os
Artistas Unidos e Pedro Diogo. A estrear-se em Portugal vão estar três companhias estrangeiras com espetáculos de teatro físico e visual vindas de França – COLLECTIF 2222 – , Alemanha – Bodecker & Neander Cª – e da Estónia –
Giraffe Royal Theatre.

Em setembro, chega à Costa Alentejana a companhia alemã Bodecker & Neander Cª, que traz consigo o espetáculo ‘Snowed in!’. Tanto os atores como o encenador, Lionel Ménard, trabalharam com Marcel Marceau, sendo essa uma grande referência na linguagem teatral com que apresentam as suas produções.

A companhia francesa COLLECTIF 2222, constituída por atores formados na prestigiada Escola Internacional de Teatro
Jacques Lecoq, vai apresentar em outubro o espetáculo ‘Pourquoi Les Vieux, Qui N’ont Rien À Faire, Traversent-Ils Au Feu Rouge?’.

Em dezembro, a fechar a programação de 2021, sobe ao palco a companhia Giraffe Royal Theatre, vinda da Estónia,
com o espetáculo ‘Karnaval’, uma performance visual de teatro físico na tradição do palhaço branco, técnica delicada e requintada, que quase desapareceu nos dias de hoje. Estão ainda previstas outras iniciativas paralelas, como workshops e três exposições itinerantes, que vão circular entre Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines.

O programa está sujeito a alterações ou atualizações ao longo do ano, tendo em conta a situação pandémica, pelo que se recomenda a consulta do programa editado pela organização.

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.