Cultura

Litoral EmCena: Fontenova apresenta ‘A Paz Perpétua’ dias 10, 11 e 12 de Junho

O Teatro Estúdio Fontenova apresenta nos dias 10, 11 e 12 de Junho, no Litoral EmCena, ‘A Paz Perpétua’, de Juan Mayorga, com encenação de José Maria Dias, um espectáculo para fazer reflectir, com humor, por vezes negro.

A estreia deste espectáculo, prevista pela companhia para o ano passado, foi adiada pelas medidas tomadas para contenção da pandemia, tendo o elenco do Fontenova conseguido levá-lo à cena finalmente este ano, no passado mês de Abril.

‘A Paz Perpétua’ chega agora ao Litoral EmCena. Em palco vão estar os actores Carlos Pereira, Fábio Nóbrega Vaz, Graziela Dias, Patrícia Paixão e Sara Túbio Costa.

Depois da grande afluência do público ao espetáculo ‘Tudo É Relativo!’, pelo Teatro da Comuna, que abriu e teve estreia absoluta no Litoral EmCena, as expectativas para o restante programa deixam a organização, a cargo da Associação Ajagato, optimista.

‘Tudo é Relativo’ teve sala cheia em Sines e em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém pouco faltou para a lotação esgotada.

Embora a capacidade das salas tenha sido reduzida, cumprindo as normas da DGS, é com grande satisfação que, os promotores do Litoral EmCena, perceberam a adesão do público.

Bilhetes já à venda

Os bilhetes estão à venda desde esta segunda-feira. O Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, é o primeiro a receber a produção do Fontenova, no dia 10, seguido do auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, no dia 11, e do auditório do Centro de Artes de Sines, no dia 12. O espectáculo tem início às 19h30, sendo recomendado chegar com alguma antecedência.

À entrada dos auditórios estão patentes várias exposições no âmbito do Litoral EmCena.
Em Santiago do Cacém, Victormar apresenta ‘A Lagoa’, uma coleção de fotografias que retratam a Lagoa de Santo André, em Vila Nova de Santo André, está patente ‘O que é o Teatro’, da Direção-Geral das Artes, e em Sines, duas mostras em simultâneo de peças produzidas em madeira por dois autores diferentes, por Né Magalhais – ‘Nos Bosques do Demo’ – e por Paulo Pinheiro – ‘N261’.

Os bilhetes para os espetáculos são 5€ para o público em geral, 3€ para idades acima de 65 anos e abaixo de 18 e para sócios da AJAGATO. Os ingressos estão disponíveis para reserva e venda nas semanas dos espetáculos no Centro de Artes de Sines, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, e na Teatroteca (associação AJAGATO), em Vila Nova de Santo André.

Sinopse ‘A Paz Perpétua’:

“Hannah Arendt defendia na “Banalidade do Mal” que, em resultado da massificação da sociedade, se criou uma multidão incapaz de fazer julgamentos morais, razão porque aceitam e cumprem ordens sem questionar. A “Paz Perpétua” de Mayorga traz-nos novamente a essa realidade de Arendt, onde a Paz se constrói na falta de moralidade. Referindo-se o próprio título da obra de Mayorga ao ensaio filosófico de Kant que reflecte a eterna questão “será que os fins justificam todos os meios?”, deixa-nos a premissa de uma reflexão demasiado actual: onde é que as medidas de segurança acabam e onde é que começa o terrorismo? O autor espanhol oferece-nos uma metáfora à ameaça terrorista global, três cães a competir por um lugar num corpo de elite de combate antiterrorista. Com o humor, por vezes negro, mas de um requinte de quem explora mais as suas dúvidas do que certezas, o autor ao dar às suas personagens a forma de animais, pode explorar ideias e conceitos que de tão brutais seriam inconcebíveis sair da boca de um ser humano, o que permite alargar a fronteira catártica desta sua metáfora.”

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.