Cultura

Apresentação do livro “MIRIAM S.O.S PLANETA AZUL” de Ondina Bordalo

No passado dia 15 de maio decorreu na Biblioteca José Manuel do Tojal, em Vila Nova de Santo André, a cerimónia de apresentação do segundo livro da autora Ondina Bordalo. Esta segunda obra, tal como sugere o título, é um apelo à consciência ambiental, com destaque a importância das abelhas na manutenção do ecossistema terrestre.

Esta cerimónia decorreu sob as normas da DGS e nela estiveram presentes alguns familiares e amigos da autora.

Também marcaram presença o Vereador e detentor do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Jaime Cáceres e o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.

Neste segundo livro, tal como no primeiro, o tema chama atenção para as questões ambientais em forma de contos infantojuvenis. A autora refere, na entrevista ao Leme, a importância de dar a conhecer às crianças e jovens as problemáticas ambientais e as possíveis ações de prevenção. Ondina realça “Somos responsáveis pelo caos em que o nosso mundo se encontra, daí que a minha voz, juntamente com outras, chame à atenção das mudanças ambientais”.

Refere também que tal como aconteceu com a primeira obra, este livro será apresentado nas escolas e trabalhado o tema com os alunos.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, destaca a importância do tema desta obra como um contributo ao conhecimento de práticas mais sustentáveis e menciona o projeto EcoFreguesias, ao qual a Junta de
Freguesia apresenta este ano a sua recandidatura. Refere “Tudo o que surja no âmbito da sustentabilidade ambiental,
claramente é um contributo importantíssimo para a questão da EcoFreguesia, no nosso caso, na nossa recandidatura à
EcoFreguesia. “O mais importante desta candidatura é passar a mensagem de que nós, de facto, em cada casa, junto de cada família, conseguimos incutir valores da sustentabilidade ambiental, da proteção do ambiente e da ecologia, cada vez mais importante na nossa sociedade.” David Gorgulho realça a importância da ação individual no combate às questões ambientais, referindo o livro MIRIAM S.O.S PLANETA AZUL como uma ajuda nessa consciencialização e mudança de atitude, que começa em casa, em família.

“Estamos muito satisfeitos com esta obra. Santo André vai-se revelando cada vez mais uma freguesia de artistas e escritores.”. Jaime Cáceres refere igualmente a presença forte de artistas e escritores e a multiculturalidade da cidade de Santo André que permite a partilha de conhecimentos, neste caso, no âmbito da ecologia e sustentabilidade ambiental. Sobre a cerimónia de apresentação do livro de Ondina Bordalo, o vereador finaliza “Estou aqui presente com muita honra ao convite da escritora, no sentido de darmos o apoio necessário à cultura no nosso município, e neste caso, na nossa freguesia de Santo André”.

O livro MIRIAM S.O.S PLANETA AZUL, de Ondina Bordalo e ilustrado pela própria já se encontra disponível nos
principais pontos de venda da cidade de Santo André.

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.