Sociedade

CMSC: Comemorações do 25 de Abril assinaladas online para todas as idades

Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai comemorar o dia 25 de Abril com um programa, a decorrer de 23 de abril a 1 de maio, de iniciativas literárias, desportivas, teatrais e musicais pensadas para todos os públicos, tudo transmitido nas redes sociais, site municipal e canal de youtube.

A efeméride não deixará de ser assinalada no concelho de Santiago do Cacém, as comemorações apenas irão decorrer em moldes diferentes dos habituais perante as circunstâncias em que vivemos devido à pandemia da COVID-19, à semelhança do que aconteceu em 2020.

Programa

23 de abril

11h00

“E Se Eu Fosse Um Livro” – leitura coletiva

Leitura do livro “E Se Eu Fosse Um Livro” de José Jorge Letria com ilustração de André Letria, no âmbito do Dia Mundial do Livro e do 25 de Abril. O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é uma data que enaltece a importância e a utilidade dos livros, numa tentativa de incentivar hábitos de leitura na população. As Bibliotecas Municipais, para assinalar esta efeméride, desafiaram vários elementos da comunidade, a protagonizar a leitura da obra “Se eu fosse em livro” de José Jorge Letria. Leitura transmitida nas redes sociais, site municipal e canal de youtube.

18h00

“O Futuro tem Partido”

Inauguração da Exposição e apresentação do livro sobre o Centenário do PCP no Auditório Municipal António Chainho. Iniciativa aberta ao público em geral, no entanto, a lotação está condicionada aos lugares disponíveis por Lei, cumprindo as normas de segurança no combate à doença da COVID-19.

24 de abril

12h00

“Presidentes de Câmara Municipal Em Tempos de Democracia |Santiago do Cacém 1974 -2021”. Conheça os presidentes que lideraram os destinos da Autarquia, numa breve viagem pela sua história de vida e pelo seu contributo para o desenvolvimento do Município de Santiago do Cacém. Publicação nas redes sociais e site municipal.

21h30

Espetáculo comemorativo do 25 de Abril – Live streaming

Duo JazzAcord – Rui Matos e Mariana Guerreiro, Somos do Alentejo e Linhas Cruzadas

Transmissão em direto no Facebook do Município e no canal de youtube.

25 de Abril

10h00

Cerimónia do Hastear da Bandeira com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém

No edifício dos Paços do Concelho e Jardim Municipal.

10h30 

Ateliê de construção de instrumentos musicais de percussão, com objetos da natureza. A Escola Municipal de Música convida-te para participares num Ateliê de construção de instrumentos musicais de percussão.  Para participar nesta iniciativa são necessários alguns materiais simples, a lista encontra-se disponível no programa das comemorações do 25 no facebook e site do Município. Após a inscrição os participantes recebem no e-mail o link para entrarem na sessão via Zoom. Inscrições em escola@cm-santiagocacem.pt .

11h30 

Sessão Extraordinária e Solene da Assembleia Municipal comemorativa do 25 de Abril no

Auditório Municipal António Chainho, aberto ao público, com lotação condicionada aos lugares disponíveis por Lei, cumprindo as normas de segurança no combate à doença da COVID-19.

12h00

“Eu, o portão de Caxias”

Leitura do livro “7×25 – Histórias da Liberdade” de Margarida Fonseca Santos, por Margarida Peredo. Publicação nas redes sociais, site municipal e canal de youtube.

17h00 

“A Maior Flor do Mundo”. O Auditório Municipal António Chainho e a Fundação José Saramago sugerem a visualização da curta-metragem de animação baseada no livro “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, com locução do escritor. Parceria do Município de Santiago do Cacém com a Fundação José Saramago. Publicação nas redes sociais e site municipal.

“À Volta da Panela” é o desafio do Museu do Trabalho Rural lançado a miúdos e graúdosA ideia é pensar numa receita para o almoço, ou para o jantar, em que um dos ingredientes seja um cereal: o trigo, o milho, ou o arroz. Quando estiver confecionada a refeição, envia um vídeo com o resultado final para o e-mail museudotrabalhorural.abela@gmail.com .

A qualquer hora é hora de fazer exercício! 

Treino Físico – 25 de Abril, 25 exercícios, 25 minutos, para fazer durante todo o dia, e repetir, escolha os exercícios que o desafiam, crie o teu treino. No facebook do Município dispõe de aulas ministradas pelos técnicos de desporto do Município.

Caminhada pela liberdade! Sozinho ou em família faça uma caminhada pela cidade ou pelo campo e partilhe connosco esses momentos, enviando fotos ou vídeos para o e-mail desporto@cm-santiagocacem.pt .

“Ruídos pintados, a magia dos sentidos” 

O Museu Municipal propõe um ateliê que tem tudo a ver com liberdade e uma nova experiência para toda a família. Começa por se colocar folhas de papel numa mesa, preparar lápis ou aguarelas, coloca-se música clássica, venda-se os olhos e começa-se a desenhar…. Experimente e depois envie os seus desenhos para museu@cm-santiagocacem.pt .

30 de abril

20h00

No Auditório Municipal António Chainho teatro pelo “Quarteto da Alba 2.0” da Lendias d’Encantar inserido na programação do FITA 2021 para maiores de 12 anos, com reserve de bilhete, mas entrada gratuita. As personagens deste Quarteto da Alba 2.0 repetem uma ladainha: “Disseram-nos que éramos imortais”, porque sabem que talvez já estejamos no meio de uma civilização que perde dignidade e que tem a vaga sensação de que uma revolução poderá colocá-las no caminho em que falar sobre o futuro não é uma redução da memória, e em que o presente não pode ser um aglomerado de pesadelos e fracassos. Há sempre um sopro poético que se adapta aos ideais e que permite imaginar um novo mundo que começa hoje. Elas são as portadoras desse compromisso. E seguem a direção dessa luz que não cega.

 A lotação encontra-se condicionada aos lugares disponíveis por Lei, cumprindo as normas de segurança no combate à doença da COVID-19. 

1 de maio

11h00

“Clichés com História” é a nova rubrica do Arquivo Municipal que destaca uma fotografia com o objetivo de assinalar datas comemorativos ou efemérides. Conheça a fotografia escolhida para celebrar o Dia do Trabalhador, através das redes sociais e site municipal.

Comunicado CMSC

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.