Sociedade

Bombeiros de Santiago do Cacém investem numa nova sala de comunicações e decisão

A Associação de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém investiu cerca de três mil euros na construção de uma sala de comunicações e decisão, para melhorar a capacidade de resposta da corporação ao nível da intervenção e socorro.

“A sala de comunicações é o ‘coração’ daquela casa e tornou-se numa das nossas prioridades, quando tomámos posse, porque estava completamente obsoleto, com equipamentos muito antigos. Hoje em dia já não se trabalha daquela maneira e foi necessário investir na sua requalificação”, explicou o Presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, João Malaquias.

O projeto, que arrancou em meados de janeiro deste ano, permitiu “melhorar todo o sistema de internet” e incluiu a aquisição de novos computadores e monitores “que permitem dar outras condições” a nível operacional.

“Já se consegue trabalhar com computadores e monitores novos. Aproveitamos para criar uma sala de crise para responder a qualquer situação que possa ocorrer no Concelho de Santiago do Cacém e para reunir com a Proteção
Civil”, acrescentou.

O investimento “contou com a ajuda de muitos voluntários, da Câmara Municipal e de um sócio que nos ajudou” que foi essencial para levar a cabo este projeto.

“Estamos a falar de uma obra que ficaria à volta dos 30 mil euros, mas com as ajudas e o trabalho de casa, desde pinturas a móveis feitos à base da boa vontade, conseguimos realizar a obra com cerca de três mil euros”, revelou.

Com esta obra, indicou, “quisemos dar todas as condições aos nossos operacionais que, neste momento, já estão
a trabalhar como deve ser”, frisou.

“Também instalámos recentemente uma estação meteorológica no quartel com o tempo real ao minuto que é bastante importante ao nível operacional”.

A nível operacional “ganhamos mais capacidade de resposta, uma vez que ficamos com dois postos de despacho de
meios, informação ao minuto de meteorologia, informação ao minuto de viaturas e outras mais valias”, realçou o
Comandante dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, Pedro Torrão.

Com a criação da sala de decisão, os bombeiros “ganham um espaço onde é possível reunir com a entidade máxima do serviço municipal de Proteção Civil, assim como outras entidades ligadas ao mesmo para uma melhor decisão nos variados teatros de operação que ocorram”, concluiu.

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.