Opinião

Opinião: Lobito

Há dias surgiu-me um velho amigo da tropa que não via desde o século passado, mais ou menos desde 1997.

Depois dos cumprimentos normais para dois velhos companheiros de aventuras, sobre a saúde e as famílias, os filhos e os netos e as netas, voltámos inevitavelmente aos tempos da guerra, melhor dizendo, ao tempo do descanso dos guerreiros depois de vinte meses de mato e de guerra subversiva no leste de Angola, na linda cidade do Lobito.

Merecido descanso, diga-se de passagem, onde vivemos o tempo do carnaval, do circuito automóvel da restinga do Lobito e até de um acidente aéreo com um avião de passageiros que aterrou no mar e onde pereceram dezassete pessoas, se a memória não me falha.

Demos uma volta pelas praias maravilhosas da região, da própria restinga do Lobito, de Benguela, da baía Azul e da baía Farta onde se apanhavam caranguejos de Moçâmedes com dois e três quilos, pelas dezenas de esplanadas das cervejarias e, claro, pelas lindas mulatas angolanas que fariam parar o trânsito automóvel em qualquer cidade do planeta. Estas recordações não são mais que sinais inquestionáveis da nossa avançada idade, dizia-lhe eu. Pois, que sejam, mas são parte substantiva das nossas vidas.

Para ler o artigo completo consulte a edição em papel de 19 de outubro de 2017, n.º 702

Anúncios

One thought on “Opinião: Lobito

  1. Gostaria de saber mas sobre este lobito que nus vio nascer e nos fas crescer . Ja não temos Jango como nus vossos temos em que os mas velhos sentavam a volta da fogueira com os mas novos para contar história e falar da vida.

    Gostar

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s