Coisas de Emigrante / Sociedade

Coisas de Emigrante: Buba é terra de imigrantes

Vivi um ano na cidade de Buba, que fica localizada ao sul da Guiné Bissau, na Região de Quinara com uma população total na ordem dos 6815 habitantes. O Grande Rio de Buba torna-a um dos locais mais ricos e sublimes em termos paisagísticos e ecossistémicos.

A alguns quilómetros de Buba, situa-se o Parque Natural das Lagoas de Cufada, um projeto de conservação que aloja zonas húmidas de importância internacional com uma superfície de cerca de 70.000 hectares que é habitada por populações pertencentes a várias etnias como a balanta, beafada, fula e mandinga.

Esta multiculturalidade é marco primordial da cidade de Buba, uma cidade que possui apenas uma rua principal asfaltada, sendo todas as outras de terra e perpendiculares à mesma, conduzindo às várias habitações de palha, colmo e pedra existentes.

Além da pequena igreja católica, existem várias mesquitas cujos altifalantes evocam orações e cânticos a partir das 5:30hrs, seguindo-se as seguintes quatro orações durante o dia, de acordo com a religião muçulmana.

Para ler o artigo completo consulte a edição em papel de 19 de outubro de 2017, n.º 702

Anúncios

One thought on “Coisas de Emigrante: Buba é terra de imigrantes

  1. Conheço bem! Esta vila, nos tempos da Guerra Colonial e estive muito perto no Batalhão que estava sediado em Quêbo (Aldeia Formosa), na companhia C.Cac.18, como Furr. Milicº, tendo feito várias colunas, na construção da estrada que ligava de Quêbo para Buba. Valeu o 25 de Abril. Só quem conheceu durante a Guerra dá valor daquela região. Rio Corubal, Saltinho e zonas limítrofes. Hoje vale a pena viver naquela zona. Bem haja.

    Gostar

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s