Por Abílio Raposo, diretor
Que leva um território a pedir a sua independência ou autodeterminação? Que levou Portugal ou qualquer outro país a pedir para ser independente de um outro grupo maior? Que levou Timor Leste a lutar anos e anos a fio para ser uma nação independente?
São sempre perguntas que teimam em ser feitas e que esperam uma resposta. Mas que se deve responder? Aqui está então o problema. Porque teima o país dominador em não permitir a separação de uma parte do seu território?
São inquietações que passam pela nossa cabeça e que não sabemos o que responder. Todos têm a sua opinião, que por vezes não corresponde à aspiração daqueles que pedem para serem um país independente.
Nestes dias temos ouvido falar muito no desejo do povo Catalão em ser independência de Espanha. Ouvimos falar do referendo que não, por razões constitucionais, poderia ser feito. Sem nós compreendermos o porquê.
Uns dizem que se a Espanha dá a independência à Catalunha, outras regiões também irão pedir a sua independência. Por vezes o passado não para de clamar. O que aconteceu no passado quer ressurgir. O passado é calado por muitos que, por razões económicas não pode aparecer. Será?
Para ler o artigo completo, consulte a edição em papel de 05 de outubro de 2017, n.º 701