Autárquicas 2017 / Política

Desenvolvimento económico, requalificação e cultura em debate em Santo André

O desenvolvimento económico, o emprego, a requalificação urbana e a cultura foram alguns dos temas debatidos durante o encontro promovido pela Rádio Miróbriga e pelo jornal O Leme, que contou com a participação dos candidatos da CDU, PS, PSD/CDS-PP e Bloco de Esquerda, que concorrem à Assembleia de Freguesia de Santo André.

Promovido no âmbito da ‘Operação Autárquicas 2017’, o debate, que decorreu no Parque Central, em Vila Nova de Santo André, no dia 18 de setembro, começou com a apresentação das linhas gerais dos programas eleitorais de cada candidatura.

Para o candidato da CDU, David Gorgulho, a prioridade é a captação de investimento, pela criação de dinâmicas para o tecido económico e pela aposta no setor do turismo.

David Gorgulho (CDU), 35 anos, técnico superior de comunicação, vogal do executivo da Junta de Freguesia de  Santo André

“Captar investimento e criar emprego têm que ser prioritários”, defendeu o candidato. “Dar continuidade à qualificação do espaço público do parque empresarial de Vila Nova de Santo André”, “dinamizar projetos de incentivo ao empreendedorismo” e promover “a união entre o tecido comercial local” são algumas das propostas de David Gorgulho, que vê o turismo como um setor “decisivo” para o desenvolvimento económico local.

“Apostar no turismo é um meio decisivo, obviamente para o desenvolvimento económico da freguesia, temos que continuar a promover e a apoiar eventos que atraiam visitantes à nossa freguesia, ao nosso concelho, temos que reforçar condições para os mercados mensais e para a feira anual de Santo André, temos que potenciar mais a nossa zona balnear”, disse

Já o candidato socialista, Vítor Correia, assenta as linhas gerais do seu programa na defesa de “um novo modelo de gestão autárquica”, introduzindo, por exemplo “orçamentos participativos.

Vitor Correia (PS), 59 anos, operador de sala de controlo e concorre pela segunda vez à Assembleia de Freguesia de Santo André

A aposta nas áreas do ambiente, ação social, cultura e na dinamização económica são também prioridades estabelecidas no programa eleitoral do PS.

Na área do ambiente, Vítor Correia pretende promover “uma grande reflorestação” e dotar os edifícios da Junta de Freguesia de Santo André com “paineis solares”. No campo da ação social, o candidato socialista promete “incentivar a construção de um lar, que consiga dar resposta àquilo que a freguesia de Santo André vai ter no futuro”. No setor cultural, Vítor Correia quer “investir num centro cultural multiusos”, que poderá ser usado para “dinamizar” uma “mostra cutltural”, criar “um museu da freguesia”, “incentivar a criação de novos eventos” e desenvolver trabalho “a nível de cultura nas escolas”.

A nível económico, o cabeça-de-lista do PS pretende “melhorar a mobilidade”, “modernizar a ZIL” e, pensando no turismo, melhorar as infraestruturas das praias.

Melhorar os acessos e criar novos estacionamentos junto às praias da freguesia, criar condições nos locais das feiras, conservação dos espaços públicos, um novo cemitério e a revitalização do Parque Central, são algumas das prioridades do candidato da coligação PSD/CDS-PP, António Isidoro.

António Isidoro (PSD/CDS-PP), 64 anos, reformado concorre como militante do PSD, é a segunda vez que concorre à Assembleia de Freguesia de Santo Andre

“Criar mais condições, em conjunto com a Câmara, do terrado e higiene para os feirantes e público em geral nos locais das feiras mensais e anuais, com outras condições onde também se possam realizar outros eventos” é uma das propostas de António Isidoro, que pretende também que seja criado um novo espaço de cemitério. Para o Parque Central, em Vila Nova de Santo André, o candidato promete a vedação do espaço para os patos e a criação de um espaço para os canídeos e “criar espaços durante o verão para comerciantes de artesanato”.

Combater o desemprego é a prioridade do candidato do Bloco de Esquerda, João Fonseca Santos, que defende uma política alternativa à da continuidade.

João Fonseca Santos (BE), 42 anos, assistente técnico na biblioteca de Santo André, concorre como independente

“É preciso a criação de mais postos de trabalho e de mais emprego”, defendeu. O candidato do BE acredita que para isso contribui “uma aposta forte na cultura”. “A CM tem que investir em Santo André, o essencial é um auditório ou um centro cultural capaz de ter um auditório”, disse. João Fonseca santos acredita que a Junta de Freguesia tem “a capacidade de optimizar os grandes eventos que já existem”. O candidato bloquista defende a criação de “um festival multicultural que seja uma posta forte em todos os bairros da cidade e em todas as localidades da freguesia”. Além disso, defende ainda a dinamização do comércio local “durante todo ano”. A aposta num “turismo sustentável” faz também parte do programa eleitoral do BE, que quer “criar roteiros turisticos, desportivos e culturais”.

“Um parque de autocaravanas é igualmente importante e nunca foi feita”, lembrou ainda João Fonseca Santos que tem como propostas também a criação de um pólo universitário em Santo André e de um mini-bus elétrico municipal “para ligar as pessoas” a “eventos e serviços”.

Todos os debates foram transmitidos em direto pela Rádio Miróbriga, com posterior publicação escrita do resumo do encontro na edição online do jornal O Leme. O calendário de debates pode ser consultado aqui.

O debate pode também ser ouvido na íntegra aqui.

Outros debates:

» Entrevista ao único candidato à AF Abela » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Alvalade » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Cercal do Alentejo » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Ermidas-Sado » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Santo André » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF São Domingos e Vale de Água » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF São Francisco da Serra » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à AF Santiago do Cacém, São Bartolomeu da Serra e Santa Cruz » Ler ou Ouvir

» Debate com candidatos à CM Santiago do Cacém » Ler ou Ouvir

Anúncios

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s