Local / Sociedade

“Ouriçada” de Porto Covo junta centenas de pessoas para petiscar sabores do mar

Centenas de pessoas terão passado na tarde de domingo pelo jardim público de Porto Covo, para provar “sabores do mar” capturados por “mariscadores” voluntários na costa local nos dias que antecedem a festa popular conhecida como “ouriçada”.

“Mariscadores” voluntários apanharam ouriços-do-mar, mexilhão e lapas para a festa tradicional da aldeia |Fotos: CMS & Ângela Nobre|

A festa, que é organizada pela Junta de Freguesia de Porto Covo, pretende, além de dar a provar “os sabores locais”, promover
“o convívio” e angariar fundos para A Gralha, uma associação local que gere um Centro de Dia e Apoio Domiciliário na freguesia.

Equipados com redes, espátulas e ganchos, alguns “mariscadores” voluntários aventuram-se na costa rochosa de Porto Covo, em busca do petisco principal da tradicional “ouriçada”, o ouriço-do-mar.

No topo da falésia sobre a baía da Engardaceira, a sul do portinho de Porto Covo, com vista para a ilha do Pessegueiro e para a aldeia turística alentejana, a maioria dos cerca de dez voluntários veste-se “a rigor” com fatos térmicos antes de descer pelas rochas até ao mar, para capturar ouriços-do-mar, o marisco que está na origem do nome da festa.

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 06 de Abril de 2017, n.º 690

Anúncios

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s