Sociedade

Dia Mundial da Alimentação: “Comer de tudo um pouco”

Beber muita água, comer fruta e sopa diariamente, acompanhar a carne ou o peixe com legumes e hidratos de carbono, como massa, arroz e batata, são alguns dos conselhos de Cláudia Salgueiro, nutricionista ao serviço da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, dirigidos a toda a família.

Em entrevista, a nutricionista Cláudia Salgueiro fala da alimentação das crianças nas escolas de Santiago do Cacém, a propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro |Foto: CMSC|

Em entrevista, a nutricionista Cláudia Salgueiro fala da alimentação das crianças nas escolas de Santiago do Cacém, a propósito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro |Foto: CMSC/Arquivo|

Como “de pequenino é que se torce o pepino”, os cuidados com a alimentação começam também pelos mais novos, com a preparação de ementas escolares feita pela especialista. É uma forma de promover a alimentação saudável, mas também de sensibilizar também os pais, que podem consultar as ementas na internet, através do website oficial do município.

Para aguçar o apetite, na próxima semana, por exemplo, há, entre outros pratos, nugget’s com arroz primavera e salada mista, lombinhos de pescada com molho de tomate com batata cozida e bacalhau à gomes de sá, creme de legumes e fruta para sobremesa.

O Leme – Quais os cuidados tem na elaboração das ementas?

Cláudia Salgueiro – Manter uma alimentação equilibrada em quantidade e em qualidade. As ementas, todas elas, têm indicado o valor calórico, por cada 100 gramas de alimento, calculado através de uma tabela do Instituto Ricardo Jorge. A
preocupação é que todas as crianças tenham mesmo uma alimentação adequada e daí tentarmos fazer o mais equilibrado possível e indo ao mesmo tempo de encontro ao que elas gostam.

E isso é difícil?

Não podemos estar a fazer uma ementa com alimentação dita saudável se elas depois não comem. Quando falamos em comida saudável lembramo-nos logo do peixe cozido e dos bróculos, e também temos isso nas ementas, mas também temos que ir de encontro ao que eles gostam. Mas também temos os tais dias em que temos hambúrgueres, em que temos pizza. Habitualmente a pizza é sempre no último dia do período escolar, para ir de encontro àquilo que os meninos gostam.

Este cuidado com as ementas escolares é também uma forma de educar para a alimentação?

Artigo completo na edição em papel de 06 de outubro de 2016, n.º 678

Advertisements

Discussão

Ainda sem comentários.

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Artigos mais antigos

Para receber notificações por e-mail sempre que é publicado um novo artigo, deixe aqui o seu e-mail.

Junte-se a 3.091 outros seguidores

Arquivo online

Estatísticas do site

  • 128,379 visualizações
%d bloggers like this: