Economia / Opinião

Opinião: Sines, um desafio para o futuro, um desígnio nacional

Manuel Coelho

Médico e ex-autarca, em Sines

Por Manuel Coelho,

Vamos relembrar a importância de Sines no contexto Nacional e Internacional, com o seu enorme potencial nas plataformas portuárias e industriais, como o maior Pólo Económico do nosso País. Sines é já um grande ativo nacional em produção de bens para exportação – que merece ser assinalado.

Sines tem uma plataforma portuária que é o motor da sua economia, impulsionador das grandes, médias e pequenas empresas na produção de bens, criação de emprego e dinamização do comércio local. Sines tem um Terminal de Contentores – que é a chave do desenvolvimento económico futuro. Mas, para que este Terminal cumpra o desígnio do desenvolvimento futuro, precisa, com urgência, de três decisões prioritárias:

1- Um projeto e programa de expansão do Cais de Acostagem e Zonas de Apoio que assegurem um movimento de três a quatro milhões de contentores anuais, tornando-se o principal e mais competitivo Porto da Península Ibérica. Não há falta de terrenos. Não haverá falta de verbas para os investimentos, se se trabalhar com uma estratégia consertada e consistente.

2- Uma ligação ferroviária de velocidade elevada e de uma estrutura segura nos transportes. Esta ferrovia deve ter um traçado para composições com 750 metros lineares – para duplicar o número de contentores transportados pelos atuais comboios.

Artigo completo na edição em papel de 04 de agosto de 2016, n.º 675

Anúncios

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s