Editorial / Opinião / Sociedade

Editorial: O clima nas preocupações do mundo

Abílio Raposo

Diretor

Por Abílio Raposo,

Grande acontecimento para o mundo, teve lugar nestes dias em Paris. E não foi a questão do Terrorismo, que dessa já falámos e abominamos. Desta vez, foi uma grande e boa notícia.

A Conferência do Clima da ONU que se reuniu em Paris, com a presença de representantes de 195 países, assinaram um acordo histórico que os compromete à redução do aquecimento global da Terra abaixo de 2ºC.

Tudo isto resultou da conversação dos povos do mundo, entre os mais desenvolvidos e os mais desfavorecidos.

Mas, para que fosse possível chegar a este acordo, foram necessários assumir alguns compromissos. Os países mais desenvolvidos comprometeram-se em ajudar os menos desenvolvidos a arranjar meios para poluir menos, como os mais ricos devem fazer.

Para isso alguém tem de contribuir, e este foi um dos pontos importantes. Como vemos, neste planeta que temos de proteger, uma vez que aqui vivemos e as gerações futuras também, é necessário investimento para proteger o ambiente. Tudo se move em volta do dinheiro. Este é o aspeto mais negativo.

As multinacionais e os países mais ricos só funcionam assim, pensando no dinheiro e no que irão perder, com as restrições que têm de fazer para não poluir tanto. Mas o que será melhor? Ter muita produção e riqueza e um planeta a degradar-se com rapidez ou uma produção adequada às necessidades e um planeta protegido da destruição?

Artigo completo na edição em papel de 17 de dezembro de 2015, n.º 660

Anúncios

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s