Sociedade

Diabetes: é preciso estar alerta

O Dia Mundial da Diabetes, é celebrado anualmente a 14 de Novembro. Em Portugal a diabetes é a quarta causa de morte, atinge quase 13% da população, sendo que 26% da população é pré-diabética. A doença tem maior incidência nos homens e pessoas com mais de 60 anos. 

A doença tem maior incidência nos homens e pessoas com mais de 60 anos |Foto: Gisela Benjamim|

A doença tem maior
incidência nos homens e pessoas com mais de 60 anos |Foto: Gisela Benjamim|

Viver com diabetes

Foi aos 48 que Casimiro Teixeira descobriu através de uma análise de rotina que tinha diabetes. “Não tive qualquer sintoma e não desconfiava de nada. A partir daí, comecei com o comprimidinho, cuja dose foi aumentando, e agora estou a insulina.”

Casimiro Teixeira passou de diabético tipo um para tipo dois, “porque era muito difícil de controlar.” Hoje aos 83 anos já se habitou a viver com a doença “que não é fácil, e exige rigor para ser controlada.” A diabetes estendeu-se a outros membros da família como os irmãos e uma tia “que a doença no limite, levou a ter delírios. Suspeitamos que a nossa avó morreu de diabetes por causa de sintomas que teve, mas na altura ninguém ia ao médico, nem sabia o que era a diabetes.”

A rotina desta doença obriga a tomar a dose de insulina logo ao acordar e outra antes do jantar, ou ao deitar, “depende dos níveis de açúcar, porque pico o dedo duas vezes por dia.”

Controlar a alimentação é o grande problema. “Mas teve de ser. Acabaram-se os guisados, molhos puxados, massas, carne de porco e se como arroz não como batata, e vice-versa. Tudo em pequenas quantidades.

Artigo completo na edição em papel de 05 de novembro de 2015, n.º 657

Anúncios

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s