Local / Sociedade

Cres-Sendo busca forma de aprender livre

A iniciativa partiu de um grupo de pais que não se revê nos modelos pedagógicos em uso nas escolas e infantários. Recorrem aos métodos Waldorf e Montessori que valorizam a criatividade, o espírito crítico, a cidadania, a liberdade, a responsabilidade sempre em conjugação com a natureza e a individualidade de cada criança.

A pensar em outras formas de aprendizagem para as crianças nasceu em Vila Nova de Santo André a Cres-Sendo - Associação de Desenvolvimento Humano Global.

A pensar em outras formas de aprendizagem para as crianças nasceu em Vila Nova de Santo André a Cres-Sendo – Associação de Desenvolvimento Humano Global.

Segundo explicou Luciano Lucas, presidente da Cres-Sendo, a ideia nasceu de um grupo de pais “que procuravam alternativas pedagógicas e que sentiram que na zona existiam poucas opções.”

A maioria das escolas locais utiliza o “Movimento Escola Moderna” que assenta na competitividade, “que é importante mais tarde mas que em crianças dos dois aos sete anos não é o mais importante. Tem também regras rígidas que pensamos não ajuda muito ao seu desenvolvimento porque têm uma necessidade muito grande de explorar o que existe à sua volta, e esta é a forma natural de aprenderem,” explica este responsável.

Acrescenta ainda que “estes métodos não inibem a criatividade natural das crianças, por essa razão as actividades que vamos ter estão muito ligadas ao desenvolvimento psicológico e pessoal”.

Artigo completo na edição em papel de 24 de setembro de 2015, n.º 654

Anúncios

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s