Sociedade

Época balnear arranca com obras em várias praias

A época balnear abriu durante o mês de Junho nos concelhos de Santiago do Cacém, Sines e Odemira, ao mesmo tempo que decorrem obras em várias praias, como é o caso da Costa de Santo André, da praia do Malhão e da praia da Zambujeira do Mar.

As obras, a cargo da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, pretendem melhorar os acessos pedonais às zonas balneares e, em alguns casos, ordenar o estacionamento, contudo a altura em que decorrem as intervenções, durante o período do verão, está a causar alguns transtornos aos utilizadores.

“No momento as obras não são um transtorno grande, há algumas praias com dificuldades de acesso, mas temos que pensar que, não sendo a melhor época para as obras, foi a possível”, ressalvou Velho Gouveia, Comandante do Porto de Sines, que vê na Costa de Santo André, no Malhão e na Zambujeira do Mar os casos mais sensíveis, por serem onde se desenvolvem intervenções maiores que interferem com o acesso às praias. As obras na Zambujeira do Mar poderão mesmo levar a interditar parte da praia, na zona Norte, por eventual instabilidade da arriba. Esta é uma situação que a Autoridade Marítima, em conjunto com a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), com a Câmara de Odemira e com a Sociedade Polis Litoral Sudoeste estariam a avaliar à data do fecho desta edição.

Época Balnear

Treze praias de Santiago, Sines e Odemira estão já vigiadas. Na Vieirinha ainda não há nadador-salvador |Foto: Ângela Nobre|

28 nadadores-salvadores em 13 praias e 1 piscina pública

A época balnear abriu a 15 de junho no concelho de Odemira, a 20 em Sines e a 27 em Santiago do Cacém, com 28 nadadores-salvadores a assegurar vigilância em 13 praias e 1 piscina pública, adiantou António Mestre, presidente da Associação Resgate, contratada pelas autarquias e concessionários para gerir a assistência nas praias.

Costa de Santo André, Fonte do Cortiço (Areias Brancas), Vasco da Gama, São Torpes, Morgavel, Ilha do Pessegueiro, Malhão, Farol, Furnas-Mar, Furnas-Rio, Almograve, Zambujeira do Mar, Carvalhal e a piscina pública do parque do Rio da Figueira, em Santiago do Cacém, são os locais com vigilância diária de nadadores –salvadores.

Embora estivesse previsto estar vigiada nesta altura, a praia da Vieirinha (Sines), está neste momento ainda sem nadadores-salvadores, uma vez que o concessionário, que deveria assegura esse serviço, ainda não terá decidido se abrirá o estabelecimento de restauração este Verão.

Artigo completo na edição em papel de 02 de Julho de 2015, n.º 650

Anúncios

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s