Sociedade

PSA dá prémio de 5 mil euros a projecto comunitário de Reabilitação do Utente Dependente

O Projecto Comunitário de Reabilitação do Utente Dependente, iniciou-se em 2012 pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Santiago do Cacém e nasceu da necessidade de apoiar a população do concelho que, devido a patologias incapacitantes ou deficiências congénitas, carece de cuidados continuados, domiciliários ou comunitários, e de reabilitação motora, respiratória, cognitiva ou funcional.

A Enfermeira Especialista em Reabilitação, que se desloca semanalmente ao domicílio desses utentes, garante a avaliação global das suas necessidades, e traça um plano de actividades terapêuticas adequadas. Através do ensino e treino dos exercícios personalizados ao utente e cuidadores, promove-se a recuperação da incapacidade, até atingir o máximo potencial de reabilitação possível.

Neste projecto, o utente é perspectivado como um ser complexo e único, integrado numa família e comunidade, estando a enfermeira constantemente atenta a todas as suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, e não apenas aos seus problemas de saúde incapacitantes. Para tal, conta com uma equipa de saúde e social alargada, no seio e fora dos Cuidados de Saúde Primários, de forma a conseguir mobilizar saberes e competências essenciais para a prestação de cuidados personalizados.

Artigo completo na edição em papel de 07 de Maio de 2015, n.º 646

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.