Opinião / Política

Dos palcos à realidade as propostas do presente e a realização dos desafios do futuro

Manuel Coelho

Médico e ex-autarca, em Sines

Por Manuel Coelho,

Num curto espaço de tempo a cidade de Sines foi palco de iniciativas de significativa importância, tendo em conta as áreas e temas a tratar para o desenvolvimento económico, a valorização de Sines e da Região do Alentejo Litoral, com destaque para infra-estruturas portuárias, industriais, turísticas, acessibilidades ferroviárias e rodoviárias; qualidade ambiental; saúde e políticas para o desenvolvimento, criação de emprego e qualidade de vida das populações.

Tendo em conta a importância destes assuntos e a escassez de espaço para os desenvolver, vou limitar-me a enumerar as questões fundamentais em tópicos para discussões futuras.

1.º Apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral 2014/2020 (auditório APS) c/ destaque para o Pólo Económico de Sines, o grande Porto de Contentores e suas ligações rodoviárias e ferroviárias – do Porto à Rede Nacional a Madrid e à Europa.

2.º A vinda da comitiva governamental com o Sr 1.º Ministro; Ministro Economia e Sec. Estado Transportes ao Terminal Portuário de Sines – para anunciar com grande pompa um investimento de 40 milhões de euros na “expansão do Terminal XXI” tentando fazer crer que isto é a solução para a sua competitividade.

3.º Reunião das grandes empresas nos Paços do Concelho para discutir os “Maus Cheiros”. Foi um palco de exibição de obras realizadas pelas grandes empresas para reduzir a poluição atmosférica – mas sem qualquer interligação ao conjunto e às questões da poluição do solo, da defesa dos aquíferos (reserva de água subterrânea p/as populações), dos ecossistemas
oceânicos e do impacto nas pescas.

Artigo completo na edição em papel de 02 de Abril de 2015, n.º 644

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.