Sociedade

Misericórdia de Santiago do Cacém assinala 515.º aniversário

Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém

Santa Casa apoia 600 utentes no total de serviços e tem uma lista de espera de 215 pessoas. |Foto: Helga Nobre|

Os 515 anos da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém foram assinalados no passado dia 12 de Setembro, com uma missa solene e uma cerimónia comemorativa do aniversário da instituição que contou com a presença do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Na cerimónia onde participaram ainda o presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, o Bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas e o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o provedor Jorge Nunes, homenageou os responsáveis “que tiveram a iniciativa de dar o passo que permitiu a sua criação” e recordou “o trabalho de todos os dirigentes e trabalhadores que por aqui passaram em benefício de uma sociedade mais desfavorecida e vulnerável”.

Durante a cerimónia, Jorge Nunes lamentou que, após mais de 5 séculos de existência, a missão que levou à constituição da misericórdia – a ajuda ao próximo – esteja mais actual do que nunca. “A razão da existência destas unidades, 515 anos depois, continua actual, especialmente em algumas áreas como o apoio aos famintos porque todos os dias aparecem cada vez mais pessoas a solicitar o apoio destas casas”, frisou.

Em dia de aniversário, o provedor da Misericórdia de Santiago do Cacém aproveitou para anunciar novos projectos como a construção da futura sede social daquela instituição e a aposta no sector do turismo rural. “O projecto, com 12 unidades para turismo rural, surgiu depois de a misericórdia ter recebido uma propriedade de um benfeitor”, adiantou o provedor da misericórdia.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Setembro de 2014, n.º 631

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.