Sociedade

129 alunos sem aulas em Santiago do Cacém

Escola Deixa-O-RestoO arranque do ano lectivo ficou marcado pela falta de auxiliares em oito escolas do 1º ciclo de Santiago do Cacém.

A colocação destes profissionais, a cargo da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, não foi acautelada e os pais e encarregados de educação foram surpreendidos com a falta de pessoal auxiliar nas escolas rurais de Abela, Arealão, Santa Cruz, Deixa – o Resto, Aldeia Chãos, Relvas Verdes, São Bartolomeu e Cruz de João Mendes.

Em causa está a redução do horário dos auxiliares nas escolas rurais, de 28 para 12 horas diárias, impedindo o normal funcionamento daqueles estabelecimentos de ensino. “Fomos informados que estas escolas íam ficar com um horário reduzido, ou seja não haverá auxiliar para acompanhar as crianças durante os recreios, nos almoços e no horário extra. A maior parte dos pais recusaram-se a levar os alunos à apresentação porque não há condições para frequentarem as escolas”, queixa-se Lénea Maria, encarregada de educação.

Ao todo são afectados 129 alunos do 1º ciclo do ensino básico não se perspectivando a colocação de auxiliares de acção educativa. Por isso, os encarregados de educação deslocaram-se a Évora terça-feira, dia 16 de Setembro (após o fecho desta edição) para levar as suas preocupações aos responsáveis. “Temos de falar com a directora geral dos Estabelecimentos Escolares para fazer pressão porque os responsáveis do agrupamento já admitiram que não há condições para as crianças frequentarem estas escolas”, acrescentou.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Setembro de 2014, n.º 631

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.