Economia / Política / Sociedade

Governo encerra 5 escolas em Grândola, Santiago e Odemira

Escola Primária

Cadoços, Brescos, Cavaleiro, Foros do Galeado e Vale Santiago perdem escolas básicas do primeiro ciclo

Cinco escolas do primeiro ciclo do ensino básico na Costa Alentejana já não recebem alunos no próximo ano lectivo, após o Governo ter anunciado o encerramento dos estabelecimentos de ensino de Cadoços (Grândola), Brescos (Santiago do Cacém), Vale Santiago, Cavaleiro e Foros do Galeado (Odemira).

O caso de Santiago do Cacém é provavelmente o mais “pacífico” tendo em conta que a escola de Brescos, na freguesia de Santo André, contaria apenas com um aluno inscrito no próximo ano lectivo, uma situação que é compreendida pelos presidentes da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e da Junta de Freguesia, Jaime Cáceres.

“Lamentamos sempre o encerramento de escolas, somos pela Escola Pública, mas, tendo em conta que em Santiago do Cacém, onde estava previsto o encerramento de quatro escolas – Boticos, Brescos, São Bartolomeu e São Domingos -, decidiu-se ter em consideração a discordância do município e encerrar apenas uma em que estava prevista a matrícula de um único aluno, compreendemos a situação”, disse em declarações a’O Leme Álvaro Beijinha.

Em Grândola, a autarquia reagiu à notícia do encerramento da escola de Cadoços com um comunicado divulgado junto da imprensa em que se manifesta contra essa decisão. “O encerramento desta escola acontece contra a vontade do Município e de toda a comunidade educativa, expressa nos pareceres do Conselho Municipal de Educação, do Município e num abaixo-assinado de professores, funcionários e encarregados de educação”, pode ler-se no documento.

 O artigo completo na edição em papel de 05 de Julho de 2014, n.º 627

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.