Economia / Empresas & Negócios

Ibercoal exporta 100% da produção

Ibercoal - Sines

A produção de ligas de alumínio e betão ou até silício, usado em paineis solares, é o destino do carvão processado em Sines |Foto: Ângela Nobre|

É entre terminais portuários, com navios e mar como vista de fundo, que está instalada a Ibercoal, envolta em “dunas” de carvão negro, a matéria-prima que esta unidade fabril transforma para ser usada na indústria de ligas metálicas, como a produção de ligas de alumínio e betão, ou de silício.

O silicone, nas suas diversas variantes, os paineis solares que vemos nos telhados das casas ou as ligas metálicas usadas, por exemplo, na construção civil, são algumas das aplicações em produtos com que nos cruzamos no dia-a-dia em que é usado o carvão processado.

Instalada na Zona de Actividades Logísticas do Porto de Sines, a norueguesa Ibercoal, está em laboração desde o final de 2008, com uma produção que usa carvão importado, mas é exclusivamente dedicada à exportação, estando para isso localizada no melhor sítio para receber e enviar material: junto ao mar.

Noruega, Alemanha, França, Espanha, EUA, China e, mais recentemente, o Sul de África são os principais destinos da produção especializada para a indústria de ligas metálicas.

O artigo completo na edição em papel de 20 de Junho de 2014, n.º 626

Partilhe a sua opinião connosco

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.